Star Wars Episode I: Racer


Clássico velho em análise nova - GAMES



Plataformas:                  Nintendo 64
                                    Microsoft Windows
                                    Game Boy Color (como eu queria ter tido um!)
                                    Macintosh, (opa, esse eu ainda quero!)
                                    Dreamcast
Ano de lançamento:      1999


Olá Batedores! 

Vamos logo ao que interesa: 





Com o vinda do episodio I em 3d para os cinemas, eu me lembrei deste incrível jogo.
A versão que irei falar aqui será a do clássico Nintendo 64.

A premissa do mesmo é bem simples, você pega o controle de um Pod, dentre os 20 que existem, e participa de campeonatos de corrida pelo universo, as Pod Races.






Mesmo com a não-existência de um modo historia, o jogo consegue te cativar pelo seu universo, sensação de velocidade e uma coisa não tão comum na época,  a opção de personalização de veículos. O jogo, como sendo uma extensão do universo Star Wars, é bem elaborado, possuindo 25 pistas distribuídas em 8 planetas diferentes. A estrutura do campeonato é simples, acabe uma corrida, próxima corrida, acabe essa corrida, próxima corrida, com algumas pausas ocasionais para realizar alguns upgrades em seu Pod.

Uma das coisas que mais me chamou a atenção na época, foi a sensação de velocidade que você tinha ao acelerar seu pod. Entendam, em uma época, sem Need For Speed, ou Midnight Club, era incrível vc acelerar daquela maneira.



Outra coisa que chamava a atenção também, era o fato de que cada corrida se passava em um planeta, então ver esses planetas, que vc está acostumado a ver nos filmes, de uma forma expandida, é uma experiencia única para quem é fã.




Outra coisa: os pilotos que estão  a sua disposição! A oportunidade de vc controlar Sebulba ou o pequeno Darth Vader então nem se fala! (será que isso foi um spoiler?)




Apresentação

Se assistir a esta parte no filme, já é emocionante, participar dela então, nem se fala. Deste os cenários dos planetas, até o bar, que entre uma corrida e outra, é possível modificar e realizar upgrade, foram muito bem desenhados, passando a sensação de que realmente você se encontra no universo do Star Wars. Não é perfeito, mas cumpre o papel. Um ponto que poderia que poderia melhorar aqui seria uma melhor explicação de cada planeta e sua importância no universo.

Gráficos

Para a época, os gráficos não ficavam atrás de seus concorrentes, tendo um boa taxa de frames e efeitos de destruição de seus pod razoáveis.

Som

O som, que sempre foi uma das melhores coisas em todos os filmes da série, infelizmente aqui não fazem o mesmo jus. Logico que a trilha sonora, é boa, afinal é de StarWars que estamos falando, mas quantos ao efeitos especias (FX) de pod acelerando e coisas do tipo, não se sai tão bem. Para se ter um ideia,  o som de seus Pod quando está a miseros 200 Km/h é praticamente o mesmo de quanto vc está a mais de 500 km/h!

Jogabilidade

Ah aqui é aonde, junto com a apresentação, se merece mais destaque. Contando com boa dirigibilidade e outra coisa inovadora para a época. Seu Pod era destrutível! Mas não apenas, quando seu carro batia no final de um curva muito fechada, mas durante o percurso inteiro do jogo. Isso quer dizer, que a menos que sua intenção não era de virar um monte de ferro pegando fogo, você tinha que tomar cuidado em todo o percusso, evitando obstáculos e bater nos Pods dos adversários. Eu só fui ver algo desse tipo, em jogos  que eram considerados simuladores, como por exemplo o Colin McRae Rally e o Gran Turismo, no qual seu veiculo, também ia se degradando ao longo da corrida. E vamos falar a verdade, não existe sensação equivalente a de controlar um Pod a mais 500 Km/h em um planeta de Gelo!


Sensação final

Apesar de ser um jogo que possui suas falhas e ser um pouco repetitivo, cumpre bem o seu papel de te apresentar uma expansão daquilo que foi visto no filme, tendo alguns pontos forte como por exemplo, a personalização de veículos e destrutividade dos mesmos somado com a sensação de velocidade. Se você gosta deste universo, é um jogo obrigatório, inclusive tendo ganhado o titulo de o 5º melhor game da série de todos os tempos.

Bom é isso, espero que tenham gostado e até a próxima!

Postar um comentário

7 Comentários

  1. Velho, ficou phoda!

    Phorra, joguei muito esse game na Ryu (a 1 real a hora do 64) puts... vou procurar a rom agora..rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, valeu!
      vem mais por ai!

      ps: como a sensação de aprovação é boa!
      brinks! huahuahuahauau

      Excluir
  2. Alias, nem fiz uma apresentação descente sua aqui no blog, o Eriedsong (é, aquele que nunca aparece) nem tem ideia dessa nova parceria...

    Mas tranquilo, escolha um codinome e te lançaremos para o sucesso... rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah beleza então, estava pensando em Dovahkiin...vicio de Skyrim.

      Excluir
    2. Fechou, seria legal colocar a imagem do postador no inicio do post, com o nome e tudo mais... não sei se tem como fazer isso (3 meses de blog e mal aprendi o basico...)

      Excluir
  3. Cadê o Sonic? Continuo sem entender nada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. phorra velho, larga o sonic... mas que pessoa apegada...srsr

      Valeu pela visita (obrigada)!

      Excluir