Retrogame: O Custo da Coleção

E hoje, trazemos em pauta o tema colecionismo. Essa “moda” de colecionar produtos relacionados ao universo dos vídeo games vem ganhando cada vez mais adeptos na última década.

Aquela coleção"cavalar" de jogos

Para os amantes da nobre arte do acumulo de produtos o principal tema de discórdia familiar é quase sempre o mesmo: Custo. 

Podemos chamar essa prática de hobby e, na maioria dos casos, um hobby caro. Dependendo do tipo de coleção e da meta do colecionador, podemos acabar comprometendo um percentual muito grande da nossa renda mensal. 

Existem alguns caminhos para se conseguir itens de qualidade com valores justos, os famosos “Garimpos”. Uma dessaopções, que eu mesmo ando utilizando muito ultimamentesão os leilões de jogos japoneses via eBay.

Para exemplificar as opções existentes no mercado utilizaremos o jogo de PS1 Brave Fencer Musashi, ou Musashiden em sua versão Japonesa.

Realizando uma busca no (não tãobom e velho Mercado Livre encontramos os seguintes valores: 

Patch do jogo americano

Versão japonesa (sem manual)

Não encontrei uma versão americana no ML, então vamos utilizar um anúncio do próprio ebay: 
Versão americana completa do jogo

Realizando uma busca de leilões arrematados de versões japonesas, encontramos verdadeiras “Bagatelas”:
Acredite, o primeiro da lista fui eu quem arrematei XD


Lembrando que neste filtro, utilizei a opção de “Frete Grátis” para deixar a exemplificação ainda mais vantajosa. 

Embora o fantasma da taxação acabe sempre pairando em compras internacionais, nas minhas últimas experiências, valores abaixo de 100 reais passaram despercebidos pela nossa “zona alfandegária.

É claro, apesar da economia e da qualidade desses jogos temos uma desvantagem que pode barrar a maioria dos jogadores tupiniquins. A Língua 

Jogos no estilo RPG (Grande maioria dos leilões ativos no eBay) são praticamente impossíveis de serem jogados sem poder ler os textos. 

Games japoneses tem um "charme" todo especial

solução, acaba sendo utilizar backups das versões americanas para jogar. 
Pode parecer um tanto estranho, mas muitos colecionadores acabam jogando muito pouco (ou quase nada) sua coleção. Admirar a arte do encarte e expor na prateleira aquele item que marcou de alguma forma a vida do jogador, muitas vezes gera uma alegria tão grande ou até maior do que o ato de jogar de fato.

Independentemente do tipo de colecionador e da “meta” buscada, a principal dica é: Gaste de forma controlada sempre buscando os menores preços. Acredite, dessa forma você dará um valor ainda maior para a sua suada coleção.


Bons jogos a todos.